Carregando, aguarde...

PF: Professor dá dicas para temas de redação

Redação, Cespe sexta-feira, 13 de abril de 2012
pf--professor-da-dicas-para-temas-de-redacao
Céditos:

O leitor João José Silva, de Estância-SE, envia a seguinte pergunta ao SOS Concurseiro:

 

"Prezados colegas,

Pretendo fazer a prova da PF para Agente. Levando em consideração toda esssa conjuntura existente no cenário político, econômico e social (em especial à Segurança Pública em todo seu contexto preventivo e repressivo) do qual vivemos, qual seria, diante desses aspectos mencionados um possível tema para redação a ser cobrado pelo CESPE/UnB?"

 

O SOS Concurseiro procurou o professor Dino dos Santos, especialista em redação e provas discursiva para responder a esta questão:

 

"Com certa frequência, vejo candidatos ansiosos em prever o tema da prova, o que é compreensível, mas não deve ser a tônica de quem está se  preparando. Por quê? Porque, apesar de aqui e acolá, aproximarmo-nos de um ou outro tema oferecido aos candidatos, na maioria das vezes, não teremos esse poder de pitonisa ou vidente.

 

Ademais, as Bancas costumam dar temas com a mesma palavra-chave, mas recortes diferentes, por exemplo:

 

tema 1 - a violência tem diversas causas e modifica o comportamento das pessoas;

 

tema 2 - violência, um desafio para o Brasil contemporâneo.
 

Sem dúvida os dois temas têm a mesma palavra-chave, violência, mas os recortes, ainda que próximos, são diferentes. Por isso, o caminho para fazer uma boa prova de redação está em definir estratégias, tanto para interagir com o tema proposto quanto para elaborar o texto. A primeira que ensino a meus alunos é tentar transformar o tema numa pergunta, ou num conjunto de perguntas, porque os textos, de modo geral, respondem perguntas hipotéticas.
 

Então, poderíamos dizer: tema 1 - Quais são, digamos,  duas causas da violência?  Por que a violência modifica o comportamento das pessoas? O que poderia ser feito para alterar o quadro de violência? Se organizarmos a dissertação em torno dessas perguntas, com certeza, será mais fácil produzi-la. Tente adotar a mesma estratégia com o tema 2. Por que a violência é um desafio para o Brasil contemporâneo? Quais seriam duas estratégias para  vencer esse desafio?
 

Em tempo, os temas que têm sido oferecidos nos concursos para a Polícia Federal costumam apresentar a um recorte social do problema da violência no Brasil. Hoje o perfil do policial de qualquer das forças está mais voltado a de um agente que atua em nome da sociedade e do Estado  em favor da ordem pública. Daí porque a tendência me se verificar nos temas a compreensão do futuro polcial quanto a o entendimento da problemática da sociedade brasileira. Vale rever os temas de concursos anteriores.

 

Bons estudos

 

Dino dos Santos"

feed
veja-mais

Esclerose múltipla não permite contratação em vaga para PNE

Ter esclerose múltipla não é o mesmo que ser deficiente físico. Por isso, a Justiça do trabalho de...

UFMG abre Concurso Público com 120 vagas técnico-administrativas

De 2 a 23 de março de 2015, a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG recebe as inscrições para o Concurso Público...

Ministério da Saúde divulga datas e horário de provas para o Inca

Quem conseguir ser aprovado pode receber salário de até R$ 9,5 mil   O Ministério da Saúde divulgou as...

Saúde do DF não tem previsão para contratar concursados

Os contratos temporários devem ser prorrogados até que a situação na pasta se estabilize   Após o...

CRA/RN: edital do concurso sai até março

Ao todo serão oferecidas quatro vagas, sendo duas para nível médio e duas para superior, com iniciais de até R$...

Sejap/MA: carência é de mil agentes penitenciários

O Ministério Público do Maranhão, no início de 2014, ingressou com uma Ação Civil Pública que...

Proposta de resolução dispõe sobre concursos para ingresso no MP

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Walter Agra apresentou nesta quarta-feira, 28 de janeiro, durante a...

Prorrogado prazo de validade de concursos do TJ/RS

Os Desembargadores do Conselho da Magistratura (COMAG) aprovaram a prorrogação da validade de dois concursos públicos...