A Coach Letícia Nobre

Olá! Seja muito bem-vindo ao SOS Concurseiro. Eu sou Letícia Nobre, jornalista e coach de concurseiros e vou lhe contar um “pouco” sobre mim. O texto é meio longo, mas escrito com muito carinho para você me conhecer de verdade.

Era uma vez…

Eu já era cheia de sonhos quando tinha 7 anos

Como uma típica aquariana – sim, eu acredito em astrologia – nasci querendo mudar o mundo. Sempre muito criativa e comunicativa, quando criança, tinha o sonho de ser artista, atriz, até porque nunca levei jeito para ser cantora… Participei de todos os teatrinhos da escola, normalmente como atriz principal. Também logo percebi ser uma líder nata: estava à frente das brincadeiras dos amiguinhos e adorava brincar de escolhinha, o que só fui entender porquê, muitos anos depois.

Com o passar dos anos, como boa aluna e alguma resistência, me assumi nerd. Descobri o quanto amava aprender e o quanto a maneira com que o sistema educacional tradicional era impositivo e pouco criativo. Em busca de contemplar meu valor de justiça, me tornei… jornalista (por um momento você quase pensou em advogada, ne?). Queria transformar aquelas informações complicadas e pouco acessíveis à população em informações simples e acessíveis.

Na verdade, na hora de escolher o curso de graduação, fiquei dividida: jornalismo ou psicologia? Mas, as circunstâncias financeiras da minha família me levaram à universidade pública e ao jornalismo, já que a psicologia só tinha em uma faculdade particular na época. Graduada, sai da casa dos meus pais, passei pela CBN Goiânia como rádio-escuta, o Diário da Manhã, foi a primeira correspondente do do Portal Terra em Goiás e fui parar em Brasília, no Correio Braziliense. Um senhor upgrade!

Quando o concurso público cruzou meu caminho

Visita à Brasília, 15 dias antes de saber que tudo iria mudar

É nesse momento que a minha vida se cruza com o universo dos concursos públicos. Era 2007 e como repórter da editoria de Economia do jornal candango minha função era escrever sobre concursos públicos. O que eu sabia sobre o assunto quando cheguei lá? N-A-D-A! Aliás, sabia… que servidor público era aquele cara que não queria correr atrás do seus sonhos, tinha desistido e ia fingir que trabalhava em um emprego pago pelo governo. Sim, uma visão totalmente preconceituosa, limitada e… comum.

Bem, eu estava em um dos cinco maiores jornais do país e só tinha dois anos de formada. Algo que poucos colegas haviam conseguido. Então, abri minha mente e meu coração para aquela oportunidade incrível. Vendo o quanto o concurseiro passava perrengue com falta de informações e um esquema totalmente torturante de se preparar, me apaixonei pela causa desde as primeiras matérias.

Surgimento do SOS Concurseiro

Um ano depois, duas coisas incríveis aconteceram: criei o SOS Concurseiro, como um blog, para divulgar o que não cabia no jornal, e fiz uma matéria sobre coaching… ahh, o coaching… Minhas crenças negativas e minha visão limitada foram para o ralo a cada história, a cada reportagem. Conheci pessoas incríveis, tive contato com muitos especialistas, professores, aprendi muito sobre o funcionamento da Administração Pública. Até porque, pelas vias normais, como cidadãos, pouco sabemos sobre o assunto e, ai, é fácil achar que o Tribunal de Contas é parte do Poder Judiciário… é, pode rir, eu cometi esse erro e saiu em um título, imagine como fiquei…

Ao perceber que eu poderia ajudar de outra maneira que não fosse escrever sobre abertura e fechamento de editais – mesmo tendo sido vencedora, com meus colegas, dos prêmios Embratel e Esso, os mais importantes do jornalismo nacional – , decidi me dedicar a outras abordagens afim de ajudar os concurseiros. Fui assessora de imprensa e gestora de comunicação dos maiores grupos de concursos da cidade, até que pude realizar um plano mirabolante: me tornar coach e mentora de concurseiros.

A transformação do coaching

Em 2012, as pessoas não tinham a menor ideia do que era coaching ou o que um coach é capaz de ajudar um concurseiro a alcançar. Era inovador, era desafiador e sensacional! Fiz minha formação na Sociedade Brasileira de Coaching. Era o primeiro passo e muitos vieram com os atendimentos de mais de 600 concurseiros. Foi o contato com cada um deles que me formou de fato e me ajudou a criar a metodologia exclusiva de mentoria.

Não demorou para que eu direcionasse o SOS Concurseiro exclusivamente para o coaching e mentoria e decidisse voltar para Goiânia. Depois de uma década, também voltei para CBN Goiânia, mas agora como colunista semanal.

O que aprendi

O que posso lhe dizer é que tudo o que estudei sobre aprendizagem, alta performance, produtividade, programação neurolinguística, coaching, gestão de projetos, psicologia positiva, inteligência emocional – só pra citar os principais – para ajudar concurseiros a serem mais competitivos nas provas também me transformou em uma pessoa melhor e uma profissional melhor. E sou muito grata por isso.

Ao longo de 9 anos de existência do SOS Concurseiro, muitos foram os altos e baixos – pessoais e do negócio mesmo – mas, de algo estou certa: eu amo meu trabalho, amo ver pessoas que desejam ser servidores públicos se superando a cada passo, acreditando e realizando seus sonhos. E é por isso que me dedico integralmente a esse projeto sob todos os aspectos: você sabia que sou eu que faço todas as artes, inclusive criei a logo (a atual foi com a ajuda da minha mãe)?

Se você chegou até aqui, tenho um agradecimento especial por seu tempo – recurso tão precioso e raro – e seu carinho. E parabéns por sua coragem de passar por esse rito de passagem tão desafiante de alcançar seus sonhos.

Ah! Se lembra que eu disse que queria ser atriz, pois é, não estou atuando, mas quer me ver feliz é me convidar para ministrar palestras (online ou presencialmente). Sim, eu amo estar no palco compartilhando meus aprendizados e colaborando para excelência das pessoas. Já estive em universidade, faculdades, escolas de concurso e de ensino médio.

HABILIDADES E FORMAÇÕES

  • Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia-GO)
  • Personal e Professional Coach, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching (Brasília-DF)
  • Executive Coach, certificada pela Escola Sul-Americana de Coaching (Goiânia-GO)
  • Especialista em Formação de Professores e Gestão Educacional, pela Instituto de Pós-Graduação e Graduação – Ipog (Goiânia-GO)
  • Workshop Empretec, programa das Nações Unidas para formação de Empreendedores, pelo Sebrae (Brasília-DF)
  • Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica, Sebrae (Brasília-DF)
  • Gestão e Produtividade com Christian Barbosa, pela N Produções (Brasília-DF)
  • As Competências Emocionais e o Eneagrama na Gestão de Pessoas, certificado pelo Instituto Rennove (Florianópolis-SC)
  • Mapping Disc, certificada pela Escola Sul-Americana de Coaching (Goiânia-GO)
  • Diversos outros cursos de curta duração e palestras sobre Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Gestão Estratégica, Gestão Financeira. Sem contar o aprendizado autodidata com as dezenas de livros e vídeos sobre todos esses assuntos.

Atualmente tenho uma coluna semanal sobre concursos na rádio CBN Goiânia (ouça aqui) às quartas-feira, 14h30, dentro do programa Tarde CBN.

MOMENTOS PARA GUARDAR

Se quiser entrar em contato comigo, me mande uma mensagem aqui ou pelo meu WhatsApp: (61) 98134-0149